Realizado pela Rede Educare com patrocínio da AES Tietê, projeto implanta espaço lúdico e acervo de 1.200 livros.

Cantos de Leitura beneficia crianças da Escola Municipal Profª Olinda de Fátima Cassimiro Soares, em Anhembi

September 1, 2020

São Paulo – No dia 28 de setembro, a Escola Municipal Profª Olinda de Fátima Cassimiro Soares, em Anhembi (SP), realizará uma inauguração simbólica do novo espaço de leitura Cantos de Leitura, iniciativa que busca formar novos leitores em comunidades e criar um espaço de socialização entre crianças e jovens do município. O Programa realizado pela Rede Educare, com o apoio da AES Tietê via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura, conta com espaço lúdico e acervo de 1.200 novos livros, entre romances, quadrinhos, contos e títulos infanto-juvenis, de renomadas editoras brasileiras, inclusive em braile para viabilizar a inclusão.

O espaço de leitura foi desenvolvido para etender os 334 alunos do Ensino Fundamental I e II, seguindo todas as normas de higienização e prevenção. A inauguração do programa ocorrerá via plataforma de videochamadas Zoom, com transmissão ao vivo no canal da Rede Educare, no YouTube, a partir das 10h, com a participação de representantes da escola Municipal Profª Olinda de Fátima Cassimiro Soares, Rede Educare e AES Tietê.

O projeto Cantos de Leitura busca a formação de novos leitores em comunidades e criação de um espaço de socialização. O projeto faz dos livros um ponte para possibilitar que os leitores vejam o mundo de uma nova forma, dando espaço também para a diversidade com livros em braille.

Para Ângela Maria Rossatto, diretora da Escola Municipal Profª Olinda de Fátima Cassimiro Soares, o projeto fará diferença na vida de nossos alunos. “Somos uma comunidade carente com pouco acesso à leitura de qualidade. Investir na educação e cultura, bem como no futuro de nossos jovens é certamente a mais generosa das atitudes”.

Além da doação de livros e ambientação do espaço, o programa conta com capacitações em formato online para os educadores sobre os caminhos para a formação de leitores e utilização do espaço, com três horas de duração, e contação de histórias e alfabetização, com carga horária de 30 horas.

“O apoio da AES Tietê ao projeto Campos de Leitura, na cidade de Anhembi, reforça o nosso compromisso em promover o desenvolvimento das comunidades vizinhas à nossa operação. Acreditamos que o investimento em educação é um dos principais vetores para gerar impacto social positivo”, afirma Andrea Santoro, coordenadora de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da AES Tietê.

O Cantos de Leitura, realizado pela Rede Educare, busca estimular o contato de crianças, jovens e adultos com a literatura, possibilitando o acesso gratuito da comunidade ao conhecimento.

A partir de uma metodologia social de desenvolvimento de atividades em torno do acesso aos livros, o projeto busca criar espaços de valorização e socialização desses indivíduos que vivem em regiões vulneráveis. Com foco na formação de novos leitores, o Cantos de Leitura acredita na abertura de perspectivas, na partilha de entendimentos e na socialização.

"A ideia é estimular o prazer pelo ato de ler e promover a autoestima de pessoas, pois muitas nunca tiveram o livro em suas vidas. O projeto propõe, também, o acesso a um espaço onde podem ‘aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a conhecer’, seguindo os princípios ensinados por Jacques Delors”, realça Kátia Brasileiro, diretora da Rede Educare.

Neste ano de 2020, o projeto, que está em sua quinta edição, inaugurará nove novos espaços em cidades brasileiras. Até o momento, já foram doados cerca de 54 mil livros nas unidades inauguradas e, até o fim do ano, serão ao todo mais de 64 mil livros de diferentes editoras e gêneros literários, colocados à disposição de milhares de beneficiados do projeto, entre crianças, jovens e adultos.

O Cantos de Leitura será inaugurado e aberto aos alunos da escola junto com a retomada das aulas, conforme instruções governamentais e sanitárias neste momento de pandemia da COVID-19.

Serviço:

Cantos de Leitura

Escola Municipal Profª Olinda de Fátima Cassimiro Soares

Transmissão ao vivo no canal no Youtube da Rede Educare

28/09 a partir das 10h.

Sobre a AES Tietê

A AES Tietê atua como uma plataforma integrada de energia renovável com soluções customizadas de acordo com a necessidade de seus clientes. Está entre as maiores companhias privadas de geração do Brasil, atuando no país há 20 anos. O Centro de Operações de Geração de Energia (COGE), localizado em Bauru (SP), é o mais tecnológico do país e opera remotamente todos os ativos da companhia. No portfólio, composto por geração hídrica, solar e eólica, estão nove usinas hidrelétricas e três pequenas centrais hidrelétricas, dois Complexos Solares, Guaimbê e Ouroeste, em São Paulo, além do Complexo Eólico Alto Sertão II, na Bahia. Recentemente, a companhia anunciou investimento na construção do Complexo Eólico Tucano, também no estado da Bahia.
www.aestiete.com.br

Sobre a Rede Educare: A Rede Educare nasceu em 2008 inspirada pela crença de que é possível transformar a realidade desde que pessoas, empresas, governos e organizações estejam imbuídos do mesmo propósito. Nesses 12 anos, tornou-se referência no Brasil em projetos de impacto social. Em outras palavras, a Rede Educare promove diálogos para modificar vidas.

Especializada em leis de incentivo, atua em todo o Brasil, tecendo encontros entre produtores e empresas que acreditam em cultura, esporte, saúde e ações sociais para realizar projetos inovadores de impacto social. “Hoje temos certeza do nosso propósito. Somos uma empresa diversa, com crenças, força e ideias. Sim, ideias mudam o mundo quando temos pessoas que querem realizar o novo”, comemora Kátia Brasileiro, diretora da Rede Educare.

Informações para imprensa AES Tietê:

Andréa Almeida – andrea.almeida@temp.inpresspni.com.br

Plínio Varoni – plinio.varoni@inpresspni.com.br